Era um dia inusitadamente frio de verão quando decidimos fazer nosso piquenique de despedida na bela e pacata cidade de Vichy. Sentados sobre a grama verde dos jardins do Cavilam, compartilhamos alegrias, lembranças, esperanças, ansiedades, saudosismos e...a comida que restava no nosso frigô. Era a primeira vez que eu provava aquele mousse de chocolate industrializado já conhecido seu de longas semanas e era também a primeira vez que você provava do caviar d'aubergine, das tapenades e do patê de ervas finas que já não era mais novidade pra mim.
Eis que, entre uma degustada daquele queijo bom e também daquele fromage incomível que só a Renata conseguiu suportar, o Marcelo - o grande conhecedor de porcarias gordurosas do Casino - deu a ideia de criarmos um blog sobre nossas descobertas felizes (e porque não também as infelizes) nos supermercados da nossa querida França.
Depois daquele dia, cada um foi para sua cidade de destino e nunca mais ninguém falou no assunto. O Marcelo ainda ensaiou apresentar a versão chocolat caramelisé de Montpellier, mas a ideia não avançou.
Até que eu, uma gourmande assumida, achei que esta ideia não poderia morrer jamais! Minhas idas ao supermercado enchem minha cabeça de pesquisadora de pontos de interrogação: e este queijo, será que é tão fedorento e azedo quanto aquele do piquenique? E este biscoito, tem o mesmo sabor que o chocolat caramelisé de outrora? O que há por trás destas embalagens? Delícias escondidas que por falta de indicação nunca hei de descobrir?
Chega de guardar as dicas pra si! É hora de abrirmos nosso frigô e despensas e compartilharmos nossas dicas gourmandes com nossos queridos amigos cofecubianos que, como eu, enfrenta dia após dia a dúvida cruel: será que isso é bom?
É tudo muito simples: fotografe o produto, aberto, fechado, cru ou preparado e revele para nós todas as suas impressões sobre as delícias (e porcarias) que você encontrar nos supermercados e boulangeries deste país que agora é seu! Divida o preço, pra comprovar que vale a ida ao supermercado!
Padronizemos a avaliação: de 1 a 5 estrelinhas, quanto sua descoberta merece? Os vinhos fantásticos merecem 5 e os nível "vinagre", como dizem os franceses, merecem 1, no máximo!
Convido-os a saborear, ao redor de uma mesa virtual, entre gourmandises e amigos, as delícias de nosso ano de estudos neste país riquíssimo chamado França.
Hahahaha ela não resistiu! Tinha que criar um blog! Vou adorar conhceer suas descobertas gourmandises , ou gordices , como dizemos ici
ResponderExcluir